Mobilidade Inclusiva

  • Em Braga, esta visão está a ganhar forma através do projeto "Eu Já Passo Aqui". A iniciativa, embora ambiciosa, não está isenta de desafios. Como todas as obras públicas, traz incómodos temporários aos habitantes e exige uma implementação faseada, começando por pontos estratégicos da cidade e expandindo-se gradualmente. Em colaboração com organizações como a ACAPO e a APD, Braga está a responder às necessidades específicas de pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida, dando o exemplo de como transformar uma cidade.

A acessibilidade não é nenhuma obra de caridade, não é um favor. É um direito.

Filipe Azevedo,
Membro da direção da ACAPO, Delegação de Braga

  • Garantir a acessibilidade é uma responsabilidade coletiva. Trata-se de lutar pelo direito de todos se movimentarem livre e seguramente pelas nossas cidades, um passo essencial para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Filipe Azevedo

”Durante muitos anos, pensámos que tornar um espaço público acessível beneficiaria pessoas cegas ou utilizadores de cadeiras de rodas. E isso é, no meu ponto de vista, uma perspetiva muito redutora do âmbito da acessibilidade.”

Este vídeo foi produzido para a Urban Mobility Explained (UMX), um canal de youtube promovido pela EIT Urban Mobility, que apresenta uma série de vídeos que destacam práticas inovadoras em mobilidade urbana na Europa e além.

#Braga #Accessibility #InclusiveDesign #UMX

“Todos nós vamos ter mobilidade reduzida.
É quase certo.
Quanto mais não seja quando envelhecermos.”

Filipe Azevedo,
Board member ACAPO Braga delegation

Produção + Sustentável

Nesta produção, optámos pelo comboio para a viagem de Lisboa a Braga, em vez de recorrer ao carro. Esta escolha foi possível graças ao número reduzido da equipa (apenas 2 pessoas) e à simplificação do equipamento, limitando-o ao essencial. Em Braga, a deslocação foi feita principalmente a pé, mas também de autocarro e, no dia das filmagens, com o carro do Município de Braga.
Com esta decisão, conseguimos reduzir em cerca de 92% o impacto ambiental do projeto, em comparação com a opção de viajar de carro.

Créditos

Imagem · Inês Rueff

Produção · Inês Rueff, Eduardo Militão, Malaurie Chokoualé

Entrevistas · Inês Rueff

Edição · Inês Rueff

Produção Executiva · Martin Vendel, Gautam Rao

Imagem · Inês Rueff Produção · Inês Rueff, Eduardo Militão, Malaurie Chokoualé Entrevistas · Inês Rueff Edição · Inês Rueff Produção Executiva · Martin Vendel, Gautam Rao

Agradecimentos especiais
Jorge Nascimento
Maria Galhardo
Augusto Morais
Maria Morais
Familias do Kidical Mass
Colaboradores Ciclaveiro

Cliente
EIT - Urban Mobility

Para saber mais
Urban Mobility Explained

Previous
Previous

Preservando a Cultura Ciclável

Next
Next

Ciclo Logística