Transportes Públicos Gratuitos

  • Recentemente, José fez um passe Navegante para a sua esposa. O Navegante foi talvez a mudança mais significativa em termos de mobilidade na área metropolitana de Lisboa nos últimos anos. Até à introdução do Navegante, em abril de 2019, comprar um passe mensal em Lisboa era complexo e dispendioso. Este passe gratuito é o que mantém José ativo nos dias de hoje e isso fez-nos refletir sobre como o transporte público gratuito pode ter um impacto tão positivo na população sénior.

  • Com 182 idosos para cada 100 jovens portugueses, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os idosos agora representam quase um quarto de toda a população residente (23,4%). Um estudo nacional em 2021 indicou que um em cada quatro indivíduos idosos sente solidão e apresenta sintomas de depressão.

José Militão

“A partir do momento que tenho este passe gratuito, dá-me mais liberdade (...) Não me sinto tão isolado. Tenho mais convívio.”

É crucial abordar a mobilidade urbana com um foco neste grupo etário, que é uma parte substancial da sociedade portuguesa frequentemente negligenciada. O isolamento social em áreas urbanas é uma realidade séria, mas o transporte público gratuito para idosos pode servir como um meio valioso de prevenção.

Realização · Inês Rueff

Produção · Inês Rueff, Malaurie Chokoualé

Entrevistas · Helena Lins

Edição · Inês Rueff

Produção Executiva · Martin Vendel, Gautam Rao

Realização · Inês Rueff Produção · Inês Rueff, Malaurie Chokoualé Entrevistas · Helena Lins Edição · Inês Rueff Produção Executiva · Martin Vendel, Gautam Rao

Créditos

Cliente
EIT - Urban Mobility

Agradecimentos especiais
José Militão
Arcília Pereira
Leonor Rueff Militão

Para saber mais
Urban Mobility Explained

Previous
Previous

Universidade de Lisboa

Next
Next

Motion Design