
Universidade de Lisboa 2022/23
-
Inspirado pelo o poema de Ricardo Reis, o vídeo de abertura do ano académico 2022/23 da Universidade de Lisboa viaja por vários percursos académicos refletindo sobre a importância dos alunos explorarem todas as oportunidades, paixões e interesses ao máximo como um meio para melhor se compreenderem e, no final, tornarem-se na melhor versão de si mesmos.
Conceito
-
Utilizando o concerto de uma orquestra como catalisador da narrativa, o vídeo propõe uma viagem pela vida académica, explorando os icónicos espaços da Universidade. Sem recorrer a voz-off ou grafismo, som e imagem combinam-se numa montagem sensorial em que o fim de uma ação desencadeia o início de outra, atravessando as diversas áreas de estudo da Universidade numa edição dinâmica e crescente.
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.”
Ricardo Reis, em "ODES"
-
Neste contexto, criou-se um vídeo em motion design cujo propósito era reconhecer a importância dos funcionários como uma parte fundamental da instituição, representando-os através das cores associadas às escolas ou faculdades onde desempenharam as suas funções.
O vídeo culmina com a formação do logotipo da ULisboa que resulta da junção de todos os nomes.
Créditos
Realizadora · Inês Rueff
Produtores · Sofia Cruz, Inês Rueff
Imagem · Carlos Ratinho, Inês Rueff
Edição · Inês Rueff, Eduardo Militão
Realizadora · Inês Rueff Produtores · Sofia Cruz, Inês Rueff Imagem · Carlos Ratinho, Inês Rueff Edição · Inês Rueff, Eduardo Militão
Cliente
Universidade de Lisboa
Agradecimentos
ISCSP (cedência de imagens)
Para saber mais
ULisboa - Universidade de Lisboa